Coordenador : Marcelo Gomes da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389799.2206.117344.22022023
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pacientes que preencham os critérios de inclusão no projeto, selecionados dentre a comunidade que acorre ao Curso de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, da Universidade Federal Fluminense.
Local de atuação: Nas clínicas odontológicas da instituição - UFF / Instituto de Saúde de Nova Friburgo.
Objetivo
1.6.3.1 Objetivo geral O objetivo geral deste projeto de extensão é reabilitar pacientes edentados totais inferiores com prótese total removível (dentadura) associada a 1 implante osteointegrável, gerando uma oportunidade de vincular a ampliação do alcance social de próteses avançadas ao ensino interdisciplinar e à pesquisa. 1.6.3.2 Objetivos específicos Possibilitar a pacientes totalmente edentados a resolução biomecânica eficiente de sua condição protética mandibular (inferior); Estender o alcance social de uma proposta reabilitadora com recursos não oferecidos pelo atendimento em saúde pública, como os implantes osteointegráveis; Permitir aos alunos de graduação que cumpram créditos ao se vincularem ao projeto e vivenciem a interdisciplinaridade de áreas de perfil cirúrgico, como a Periodontia e a Implantodontia, com a Prótese Dentária; Facilitar e estimular o fomento à pesquisa na área da prótese odontológica.
Resumo
A perda dos dentes pode ocasionar várias consequências, dentre elas comprometimento estético, mastigatório, fonético, assim como redução da integração social e da autoestima do paciente. Estes aspectos negativos são potencializados quando há perda total dos dentes inferiores, uma vez que o osso remanescente e sua mucosa de revestimento se mostram insuficientes para retenção e estabilidade adequadas de uma dentadura (prótese total) convencional. Desde a divulgação das primeiras iniciativas clínicas da implantodontia moderna, há cerca de 50 anos, a reabilitação dos edentados totais mandibulares é a principal indicação do uso dos implantes. Classicamente, a inserção de dois implantes viabiliza satisfatoriamente uma prótese total mandibular, embora o custo do tratamento reduza a amplitude de sua aplicação clínica. Diante disso, a prótese total mandibular sobre um único implante vem sendo aprovada por meio de pesquisas clínicas como uma alternativa ao tratamento convencional desde 1997, com alto índice de sucesso clínico. O objetivo deste Projeto de Extensão é oferecer aos pacientes que procuram atendimento odontológico no Curso de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (UFF) a oportunidade de se submeterem à inserção cirúrgica de 1 implante na linha média da mandíbula e receberem uma prótese total removível retida por este implante.